sábado, 13 de agosto de 2011

Safari

Tive um excelente descanso entre o kilimanjaro e safari, como veem na foto abaixo.

O safari que marquei foi o de 4 dias que incluia dois dias no Serengeti, um dia no Ngorongo e o ultimo dia em Tarangire National Park.

Serengeti National Park:

Acordei as 5 da manha e fomos rumo ao parque Serengeti la por volta das 11 da manha. A vista ja era espetacular, mostrando a savana africana. Pela primeira vez estava me sentindo no coracao da Africa mesmo, o que se ve em filmes e contos sobre a selva africana.

Comemos o almoco em caixinha como no Kilimanjaro (ovo cozido, pao e suco em caixinha) na companhia de uma andorinha muito linda, toda azul.
 Durante toda a tarde fizemos safari com o jipe. Estava eu e mais 4 britanicas no jipe, mais o cozinheiro e o motorista que era o proprio guia. Uma Landrover adaptada que abre o teto para ver melhor os animais.
Em menos de uma hora dentro do parque avistamos uma cheettah (Guepardo) que eh o animal terrestre mais rapido de todos e alcanca cerca de 112 km/h o que tem grande sucesso ao cacar sua presa, normalmente gazelas.
 Esta foto com os elefantes mostra a visao que se tem do teto do jipe.
Esta foto com o leao mostra como os jipes acabam chegando bem perto, vendo detalhes dos animais como o tamanho de seus dentes. Os animais dentro do parque nacional sao protegidos contra caca e diariamente aparecem turistas e pesquisadores por perto e eles nem se preocupam mais com a presenca dos carros, nem fogem.
 O animal mais dificil de se ver na Africa eh o leopardo. Normalmente ele caca de noite e de dia descansa em arvores. Somente no Serengeti eu vi 4 leopardos o que mostra que eh o melhor parque de todo o continente para avistar todos os animais junto com o Mara Massai no sul do Quenia. Na verdade os dois sao os mesmo parque mas mudam de nome porque muda a fronteira do pais. Eu fui na epoca de seca que nao tem tantos animais quanto na epoca de chuva e olha que vi praticamente todos que eu lembro, o BIG FIVE (Bufalo, Elefante, Leao, Leopardo e Rinoceronte) e muitos outros como girafas, hipopotamos, hienas, javalis, etc.

Leopardo descansando em arvores
 Girafa em Serengeti
 Bufalos
 Gnus
Hipopotamo
 Leopardo. Nesta mesma arvore tinha um mais escondido comendo uma gazela e um bando de hienas embaixo para pegarem as sobras. As hienas comem toda a carcaca de um animal inclusive os ossos e ficam atras dos leoes e leopardos para pegarem sua caca ou os restos destas. As vezes as hienas em bando precisam cacar tambem.
 Elefantes em Serengeti.
 Um dos Jipes capotou no banco de areia.

Fiquei espantado quando vi que o acampamento nao tinha cerca e nem isolamento nenhum no meio da selva. Incrivel! Quando acampei no Kruger National Park na Africa do Sul havia cerca eletrica isolando o acampamento dos animais e mais vigias do parque com rifles.
  Eu via leao a menos de 2 kilometros do acamapamento e olha que esta distancia para a noite toda nao era nada. A recomendacao era nao levar comida para dentro da barraca. De noite, sem brincadeira, ouvia-se barulho de tudo quanto eh bixo passando e de manha se via as pegadas dos animais. De dia com o movimento dos humanos eles nao se aproximam, de noite quando todos dormem eles vao la e roubaram todo o lixo dos jantares feitos por cada cozinheiro de cada grupo de turistas.
  O guia viu pegada de hienas que sao perigosas e de bufalos com zebras que sao mais pacificas e apenas estavam procurando os matinhos do acampamento.

Ngorongoro Presevation Area
Dentro de Ngorongoro existem tribos Masais, a tribo principal dentre as 100 existentes na Tanzania. Por isto nao eh um parque nacional e sim uma area de preservacao dos animais e da cultura masai tambem. Os Masais nao cacam, ha seculos vivem de agricultura e pecuaria. Possuem roupas coloridas e vivem com uma vareta na mao para tocarem seu rebanho.

Nesta foto masais estavam levando dromedarios, provavelmente para meio de transporte na savana.
 Vila Masai, eles vivem em diversas vilas destas e precisam proteger seus rebanhos dos animais carnivoros da savana. Eu vi um grupo jogando futebol num campo no meio da selva e uma girafa passando do lado deles. Eles vivem assim ha seculos, no meio dos animais.
 Os animais ficam dentro da cratera de Ngorongoro que eh cercada por paredes de 600 metros. Ha varios tipos de animais, muitos leoes e ate flamingos.
 Bufalos
 Hiena alimentando seus filhotes com a carcaca de uma cabeca de Gnu.
Leoas se preparando para atacar as zebras.
 Os lugares que iamos almocar ou acampar de noite e podiamos descer do carro era no meio da selva, onde se ve elefantes e zebras por perto.

Alguns dos varios animais menores eu tinha dificuldade de traduzir em portugues. Vi no meio da selva uns bichos parecidos com galinha d'angola, imaginei que seria impossivel. O guia disse que eram Guineafowl (traducao literal Ave/Galinha da Guinea) mas olhando na internet vi que realmente os portugueses traduziram para Galinha de Angola.

Tarangire National Park

Depois de ver tantos animais nos dois parques anteriores fomos para Tarangire que eh famoso pelos elefantes e arvores Baobab.
Neste dia quando acordei fui tomar cafe da manha e quando voltei os babuinos estavam revirando toda minha barraca, esqueci de deixar fechada. Mas como nao tinha comida nem abriram nada, apenas estavam curiosos.
 Arvores Baobab
 Hipopotamos nadando
Javali
Babuinos fugindo da minha barraca com a minha chegada