sábado, 13 de agosto de 2011

Victoria Falls

  Fui visitar a cidade de Victoria Falls no Zimbabue. Fica a 3 km de Zambia e esta cidade foi feita para o turismo o que acaba nao fazendo eu ter uma real visao do povo do Zimbabue de verdade, vai ficar para a proxima vez visitar o interior do pais. Zimbabue fica a 1 hora de Kasane em Botsuana, meu proximo destino.
  Passa-se a ponte que da uma visao belissima das cataratas. Paguei o visto de transito que sai mais barato e tem permanencia de 48 horas.

  Jantei um file de zebra que eh criado em fazenda para experimentar. Victoria Falls eh pequeno, muito menor que Livingstone.
  A historia do Zimbabue mostra um povo mais sofisticado. Grande Zimbabue foi um grande centro antes dos europeus chegarem a Africa e suas ruinas podem ser visitadas, parecem com as cidades maias no Mexico. No final do seculo XIX, os ingleses começaram a colonizar a regiao com o objetivo de mineracao. A riqueza da terra atraiu muitos europeus, ficando a populacao branca a dominar o país com posses de fazendas expulsando os negros. Em 1965 a populacao branca declarou independencia da Inglaterra mas somente 15 anos depois a mesma foi reconhecida pelo Reino Unido e ONU. Apos 1965 houve batalha sangrenta entre os negros e brancos, pois os negros nao tinham direito a votos. Esta batalha durou 10 anos ate o direito de votos aos negros.

  Em 2001 eu fiquei amigo de uma pessoa do Zimbabue na Europa e acompanhei bem de perto este pais atraves de seus relatos. Em 2004 seus pais foram expulsos do Zimbabue atraves de uma revolucao que retomou todas as posses de fazendas para o povo negro. Seus pais foram morar na Cidade do Cabo porque era perigoso a presenca de qualquer branco no pais.
  Todos os paises que visitei fazem parte da Comunidade Britanica (assim como Nova Zelandia, Canada e Australia) com excessao de Zimbabue que foi expulso da comunidade em 2004.
  Esta revolta deixou o pais isolado que obteve uma crise financeira enorme com taxas tudo pior do mundo: Maior taxa de desemprego (88%), maior taxa de inflacao (2.200.00 % ao ano em 2008, equivale a 330% ao mes) e a ultima posicao (169) no Indice de Desenvolvimento Humano (IDH).
  Hoje eh vendido notas como souvenir de ate 10 trilhoes de dolares zimbabuanos. Na foto abaixo se ve uma nota de 5 bilhoes de dolares. Atualmente o Zimbabue se encontra em paz e a economia foi dolarizada, a moeda que circula no pais eh o dolar norte americano.


  Visitei o parque Victoria Falls e realmente as cataratas sao belissimas como se ve nas fotos abaixo.


Visao da ponte, os botes do rafting apenas comecando

Canyon que passa o rio apos as cataratas


  Um fato "engracado" quase aconteceu comigo. Depois de sair oficialmente de Zambia o oficial da imigracao do Zimbabwe disse que eu nao poderia entrar no pais. O motivo era que ela precisava de uma pagina inteira em branco no passaporte para o visto e hoje todas as paginas do meu passaporte estavam carimbadas. Isto me lembrou o filme Terminal, eu isolado no territorio neutro (ponte da fronteira) sem poder conseguir o visto para entrar no Zimbabwe e sem conseguir retirar um novo visto para voltar para a Zambia, hehe.
  Eu ja sabia que Botsuana e Namibia brasileiros nao precisam de visto entao nao teria mais este problema e a ultima pagina em branco eu havia deixado uma etiqueta para ninguem carimbar, retirei a etiqueta e consegui entrar normalmente no pais.

Um comentário:

  1. ta na hora de fazer outro passaporte! lol
    nossa nao sabia sobre os pais do seu amigo...que louco hein...é aquele amigo que vc conheceu aqui em Verb's né!
    adorei a nota de bilhao! ta rico hein! kkk

    ResponderExcluir