sábado, 13 de agosto de 2011

Zambia

  No voo consegui ver o Kilimanjaro mesmo de noite e realmente eh muito alto. Eh a montanha `stand-alone` mais alta do mundo, nao fica em cordilheiras onde as montanhas ficam acima de outros planos e outras montanhas. Kilimanjaro sai de um plano de 900 metros para 5900 metros sozinho.
  O aviao pousou em Lilongwe para realizar escala. Vai ganhar um premio quem adivinhar de qual pais eh esta capital, nem eu sabia e muito menos imaginava que um dia estaria em solo de um pais chamado Malawi.
  Cheguei perto da meia noite em Lusaka, capital da Zambia. Somente tinha eu para a imigracao de estrangeiros, atenderam todos os africanos e depois vieram me atender. O aeroporto eh pequeno considerando que eh o maior e principal aeroporto da Zambia. Apos uma demora enorme na imigracao sai com a bagagem sem mais ninguem no aeroporto. Do lado de fora apenas dois segurancas e nenhum taxista mais, nao ha ponto de taxi no aeroporto. E provavelmente a pessoa que iria me buscar ja tinha ido embora por eu ter sido o ultimo e nao ter ninguem mais para sair. Sem transporte para ir a Lusaka resolvi dormir no aeroporto mesmo que foi a melhor opcao. Tinha um bar que comecou a fechar mas consegui entrar e dormir junto com os dois funcionarios no sofa do bar ate as 5h30 quando fiquei esperando o primeiro veiculo que viesse trazer as pessoas para o voo de manha e voltar para a cidade. Nenhum taxi mas consegui carona com uma pessoa que foi levar a esposa para o aeroporto ate a cidade.

  Fui para a rodoviaria e comprei para 11h30 a passagem para Livingstone que eh uma das duas maiores atracoes da Zambia junto com o parque Luangwa Sul que eh para fazer safari, muito famoso por ver todos os big five tambem. A rodoviaria era uma rodoviaria mesmo e nao um estacionamento cheio de onibus, tinha banheiro e guarda-volume onde deixei minha mochila e fui conhecer Lusaka. Lusaka nao tem nada para ver mas conheci o museu nacional que conta um pouco da cultura e historia de Zambia. Se assemelha com a da Tanzania comecando com guerras tribais e na Zambia meados do seculo XIX os portugueses tentaram colonizar zambia para unir com suas colonias Mocambique e Angola (fazem fronteira a leste e oeste) mas os ingleses nao deixaram e mandaram seus exploradores como Livingstone para colozinar o pais.
  Livingstone eh considerado como heroi na Inglaterra, explorou o interior da Africa como ninguem e foi o primeiro a descobrir as cataratas Vitoria.
  Quando Zambia se tornou independente em 1964 o primeiro presidente africano fez um esforco para os colonos brancos nao emigrarem, ja que a administracao seria melhor feita com os colonos do que com um povo que estava pensando somente em guerra. As historias de rebeldes e oposicoes sao bem recentes na africa, Zambia teve a tentativa de um golpe de estado em 1997. Hoje 98% da populacao sao africanos com a minoria de menos de 2% entre europeus e asiaticos.

  O onibus que peguei era muito bom, o primeiro que vi neste continente bom (nem na Africa do Sul sao bons, um q peguei quando estive la tinha 5 poltronas em uma fileira, muito apertado). Este onibus parecia com um convencional no brasil (banco reclinavel, ar condicionado e espaco entre as pernas) e era da Marcopolo, fabricante de onibus brasileira.
  Era tudo perfeito para 7 horas de viagem, pena que o onibus quebrou no meio do nada e ficamos 4 horas parado. Peguei a sombra de uma arvore e continuei lendo meu livro.
   
Esperando conserto do onibus na estrada. Casas de barro e telhado de palha no interior da Africa. Nesta viagem eu vi uma girafa bem do lado da estrada.
  Cheguei em Livingstone e amei a cidade. Tinha um ambiente gostoso, eh considerado um ponto de parada para os mochileiros alem de ter todos os tipos de atividades que se imagina nesta cidade. Safaris, parques, caiaque, passeios de barco, visitas as cataratas, rafting, passeios de bike ou quadriciclo, visitas as tribos locais, etc.
  Fora que existe movimento de noite e pode sair do hotel a pe para jantar, varios lugares abertos de noite, iluminacao na rua. Adorei Livingstone tanto que fiquei 4 dias nesta cidade. O albergue que fiquei ( http://www.adventure-africa.com/) tinha ate piscina e custava 12 dolares...super limpo. Tinha um supermercado padrao carrefour (marca Spar) em frente ao albergue.
  Tudo muito facil, as agencias trabalham em conjunto e voce consegue reservar qualquer passeio para qualquer dia que quiser. Eu aluguei uma bicicleta e fui conhecer uma vila local. Vi varios babuinos e ate um elefante no caminho.

  Decidi fazer rafting no rio Zambezi. Eu sonho em fazer este rafting desde que vi ha 10 anos atras num programa no Discovery Channel como um dos raftings mais perigosos do mundo, grau 5. O rafting comeca logo apos as cataratas e faz fronteira o tempo todo com Zimbabue e Zambia. Sao 25 corredeiras no total de trecho de 21 km.
  O visual eh maravilhoso, o tempo todo o rio passa dentro de um canyon enorme. E realmente o rafting eh bem forte, varias vezes a galera cai na agua e o bote pode virar tambem como virou no nosso caso. Pelas fotos abaixo da para se ter uma ideia do rafting.
  Quando a galera cai, cai tudo um nos outros, eh braco na cabeca de um, remo na boca de outra, etc. Numa das quedas ate voltar pro bote bati o joelho em uma pedra e a perna em outra perna o que esta me fazendo mancar ate agora. Uma japonesa de outro bote saiu de marca, levou uma pancada no peito. As canadenses e americanas do meu bote voltaram cheio de roxos na perna e braco. Quando se cai no meio das corredeiras eh quase um desespero, mesmo com o coleto salva-vidas voce acaba afundando muito e ficando sem ar devido a forca de subida e descida da corredeira. Resumindo: Havia muito tempo que eu nao me divertia tanto, foi um dos melhores passeios da minha vida toda.

  Quando o rio acalmou mais na parte da tarde, depois da parada do almoco, havia longos trechos sem corredeira e caiamos do bote e deixavamos a corrente nos levar...era delicioso ficar flutuando com o dia lindo e um visual mais lindo ainda dentro do canyon. Mesmo vendo dois crocodilos pequenos no rio durante a tarde (eles ficam na parte mais calma) a vontade de cair no rio era maior.








  O Livingstone Museu eh pequeno mas bem legal tambem. Com cartas originais de Livingstone e conta um pouco tambem da historia da independencia do pais.
  Hoje o idioma oficial eh o ingles mas nas escolas tambem aprendem ulguns dos varios idiomas originais das tribos.

2 comentários:

  1. Viagem com esta é para não esquecer jamais. Desde a desajeitada dormida no aeroporto, como a loucura deste rafting no rio Zambezi, grau 5.
    Você é aventureiro e vai ter muitas historias para contar.Admiro sua coragem.

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que achou uma sombra nesta parada de 4 horas lol
    este rafting é uma loucura! sem juizo, como diz a sua mae! lol

    ResponderExcluir