sábado, 13 de agosto de 2011

Zanzibar

  Zanzibar eh famoso no mundo inteiro tanto que existe guias somente da ilha e ha voos direto para a Europa.
  Na chegada do barco a cidade de Stone Town eh fantastica, com igrejas e mesquitas ao seu redor.

Stone Town
  Andando por dentro de Stone Town voce sente na arquitetura e costumes que Zanzibar eh uma mistura da Persia Antiga, com o toque arabe de Oma e o sabor e cores da India. Eh uma mistura de povos exoticos do oriente antigo agora com os africanos do interior que uniu cores e simbolos africanos a ilha. Parece que a ilha parou no tempo.
  Os Persas no primeiro milenio se interessaram pela costa da Africa, trocavam seus produtos por escravos e ouro. No inicio do segundo milenio os comerciantes arabes tambem foram fazer comercio em Zanzibar buscando escravos e ouro. O povo de Zanzibar recebiam em troca as especiarias do oriente, roupas e outros produtos. Dai surgiu a mistura de cultura porque os indianos se interessaram tambem e enviam seus produtos para Zanzibar.
  Zanzibar crescia bem ate a chegada dos portugueses quando Vasco da Gama explorou Zanzibar a caminho das Indias em 1948 e a partir dai Zanzibar ficou sobre o controle dos Portugueses mas nao por muito tempo porque passou para as maos do sultanato de Oma no seculo XIX e depois ficou sobre controle britanico.


   Mas apesar do povo ser praticamente mulcumanos nao se ve caracteristicas de arabes e nem de indianos. A independencia de Zanzibar somente foi conseguida em 1963 e a revolucao sangrenta de 1964 expulsou os indianos e arabes da ilha ficando apenas os africanos.

  Depois de Stone Town fui para a costa leste visitando algumas praias e a que eu mais gostei foi Paje, linda!! Fantastico, parece fotos de cartao postal. Esta praia custa mais caro para se hospedar e paguei 45 dolares para ficar sozinho num bangalow na beira da praia com cafe da manha e jantar. Fotos abaixo da vista do hotel.



  Zanzibar eh conhecida no mundo como a ilha das especiarias e realmente eh. A comida eh fantastica, desde frutos do mar, peixes, vegetais tudo cozinho e com um tempero sem igual no mundo todo. Nao era o tempero forte da india mas um tempero mais parecido com o do meditarraneo, tudo saboroso. No primeiro jantar a entrada foi beringela mas aquilo estava temperado tao bem que parecia que eu estava comendo um pedaco de picanha argentina. Bom, talvez tenha sido exagero porque eu realmente estava com fome e nao achei lugar aberto para almocar naquele dia.

  O motivo de nao achar lugar para comer foi que em agosto eh Ramadan neste ano, o mes sagrado dos mulcumanos e a vila local ficava toda fechada. Os funcionarios mulcumanos nao tocavam em comida nos hoteis e o almoco tinha que ser reservado com atencedencia no hotel mas eu resolvi comer uma comida local mas como a vila eh mulcumano neste mes nao havia almoco local para comer, rs. Nenhum mercadinho aberto, nada.
 Vila toda fechada, quase ninguem na rua

  Nesta procura por comida antes de eu saber que era Ramadan conheci um senhor africano mulcumano que me convidou para a sua casa. Ele parecia bem intencionado com a simplicidade que nao iria me vender produtos mas com o andar do papo eu acabei dizendo que estava honrado com sua oferta e me retirei o mais rapido possivel, ele claramente falou da minha intencao de casar com uma das filhas procurando um pretendente. Licao aprendida, nunca mais falo que sou engenheiro na viagem, agora sou apenas estudante, rs.

  A praia de Paje eh tao calma, nao tem luz eletrica programada depois de certo horario de noite, somente casais andando na praia, a vila toda em silencio. Disseram que ate existe alguma festa e luau nos hoteis para os turistas mas no Ramadan o povo da vila nao permitiam musica em nenhum lugar. Internet nem pensar, rs. O jeito era jogar conversa fora, tomar uma cerveja vendo o luar refletir no mar verde, parecia que era dia e conseguia se ver tudo na praia.
  Aproveite a estadia para fazer dois passeios maravilhosos. Um foi nadar com golfinhos no sul da ilha, pega-se um barco e quando aparece um bando de golfilhos voce mergulha perto deles e vai vendo o movimento com snorkel...parece um ballet quando o grupo desce verticalmente com o bico para baixo, uma danca e perfeicao da natureza. O outro foi fazer mergulho e pela primeira vez vi um barco no fundo do mar.



  Bom, toda esta mistura de sabores da India, religiao e costumes da Arabia se mistura com os Masais que eh a principal tribo da Tanzania que migraram pra Zanzibar, ve-se masais direto indo pescar. Eh tudo muito simples aqui, uma delicia e o tempo anda de forma totalmente diferente.



    A pessoa mais famosa de Zanzibar foi Faroukh Bulsara que nasceu em Stone Town em 1946, filho de indianos. Ele e sua familia foram morar na Inglaterra em 1964, expulsos pela revolucao africana de Zanzibar. Em Londres Faroukh ficou famoso como vocalista da banda Queen, e conhecido como Freddie Mercury pelo mundo.


 

3 comentários:

  1. nao sabia sobre o Freddie mercury! d+
    que sonho este lugar, quero ir tb!
    vc tinha que ter uma gopro pra filmar os golfinhos!

    ResponderExcluir
  2. Muita mistura de culturas, tudo muito diferente do que pensava da Tanzania e da ilha de Zanzibar. Para mim foi surpresa este país ser mulçumano, pensava mais na mistura das culturas europeias com as tripos nativas.
    Pena mesmo, que não tenha filmado os golfinhos.

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando sua viagem e adorando.

    ResponderExcluir