sábado, 13 de agosto de 2011

Namibia

  De Katima Mulilo peguei uma van de 14 horas ate Windhoek. Ha onibus bons que fazem este trajeto mas eles viajam 2 vezes por semana e nao queria esperar uns dias em uma vila que nao tem nada para fazer. Para dormir na combi acaba um encostando no outro. De manha cheguei em Windhoek que em algumas horas se conhece toda a cidade e seus pontos principais no centro. A cidade tem os nomes todo em alemao e as construcoes sao tipicas alema.
  
 
  Namibia foi colonia alema no seculo XIX. Os alemaes colonizaram Namibia e com o tempo viram que o pais era somente deserto e acabaram partindo para assentamentos de terra ferteis com varios colonos vindo para a nova colonia. Para ocupar as terras boas tiveram que expulsar os moradores originais das tribos africanas atraves de guerra.
  Se olhar no mapa da Africa parece que para eu ir do Zimbabue/Zambia para a Namibia eu teria que atravessar o pais todo de Botsuana mas ha um pedaco de terra de norte que os alemaes entraram em acordo no final do seculo XIX com os portugueses (fronteira de Angola) e os ingleses (fronteira de Botsuana) para os alemaes terem acesso a um importante rio africano como o rio Zambezi.
  O museu nacional conta toda esta historia. A Namibia passou para as maos dos ingleses depois da primeira guerra mundial onde os alemaes perderam direito de todas suas colonias. Desde a decada de 50 Namibia tenta a independencia e ficou sobre controle da Africa do Sul. A Africa do Sul queria adicionar Namibia como um estado mas a ONU nao legalizou isto e apenas em 1990 Namibia se tornou independente da Africa do Sul e reconhecida como um pais membro da ONU.

Namibia tem mulheres bonitas e todas andam bem arrumadas. Eh um pais com estradas duplicadas, ruas limpas, etc. Tem uma renda per capita maior do que a do Brasil. Apesar de ser o pais mais rico de todos que passei, aqui foi onde vi mais gente pedindo dinheiro na rua e mais pobreza tambem. Ao contrario do que todos nos vemos na TV, nao se ve ninguem com fome ou super magro na Africa. Aquelas imagens da ONU enviando comida por aviao sao em isolamentos pela guerra civil que ja acabou em quase todos paises, onde as pessoas eram expulsas de suas plantacoes e tinham que se isolar em areas nao produtivas.
  As duas principais atracoes da Namibia sao o deserto de Sossuvlei e o Parque Nacional Etosha. Nao decidi ir ao segundo porque ja tinha visto todos os animais no safari que fiz na Tanzania e fui direto para o deserto. Viagem muito legal, vale a pena.




Finalizei a viagem como eu queria, no oceano atlantico depois de ter comecado no oceano indico.
Swakopmund fica na costa e no deserto como se ve nas fotos.
As pessoas viajam alugando carro na Namibia e rodam todo o pais. Eu fui para o deserto de carona com duas suicas que estavam viajando por 10 semanas nos paises sul da Africa.

  Eu tinha 3 sonhos nesta viagem. Um era escalar o kilimanjaro, outro era fazer rafting no rio Zambezi e o terceiro era descer as maiores dunas do mundo na Namibia de sandboard que eu vi numa propraganda da Marlboro na TV um tempo atras.
  Finalizei o ultimo passeio da viagem fazendo sandboard, muito legal. Mas mais legal ainda foi descer deitado tipo treno em uma duna altissima. Na parte de baixo da duna ficava um cara da excursao com uma pistola de radar de velocidade usada pela policia marcando nossa velocidade e eu atingi deitado 73 km/h, sente-se o frio da barriga igual montanha russa e somente precisa torcer pro treno nao perder controle e voce se ralar todo.

  Agora vou aproveitar os ultimos dias da viagem para comer muito calamari (o q acabei de fazer) na beira da praia, tomar cerveja de tarde na piscina do albergue que esta bem lotado de mochileiros e comer schnitzel (comida alema). O ingles eh a lingua oficial mas quando veem que sou branco ja falam comido em Africanes (parecido com holandes) ou alemao.

 Eu descendo a duna no deserto da Namibia.

Sandboard na Namibia.

Abracos, e acredito que nao terei grandes novidades ja que decidi nao fazer mais passeios. Finalizo o blog por aqui.

5 comentários:

  1. Você conheceu lugares incríveis nos paises africanos visitados e realizou com sucesso, seus sonhos, programados para esta viagem.
    Muito bom o blog e até a próxima viagem.
    Onde será?

    ResponderExcluir
  2. I have a dream....Rafa L.King...desejo que vc continue realizando os seus sonhos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Espetacular, Bixots!!!
    Eu viajo nos seus blogs!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E ai Rafael blz?
    Curti muito o seu relato.
    Vc fez este percurso em quantos dias? E o gasto total, pode informar?

    ResponderExcluir