sábado, 13 de agosto de 2011

Botsuana

  Agora foi o momento de fazer uma visitinha rapida em Botsuana. As duas principais atracoes de Botsuana sao safaris, Okavango delta e Chobe National Park. Decidi visitar Chobe e de Livingstone ou Victoria Falls em uma hora se chega em Kasane em Botsuana.
  Interessante que na fronteira se pega uma balsa ou canoas. Aqui existe 4 fronteiras: Zambia, Zimbabue, Botsuana (ao meu lado esquerdo da foto) e Namibia (lado direito).
Kasane eh uma cidade tao pequena quanto Victoria Falls, uma rua somente. Foi feita para ser base de turismo para o Chobe National Park. Mas fiquei impressionado com a qualidade dos resorts e as lojas mais sofisticadas para uma cidade pequena. Botsuana eh um pais caro para viajar, acaba usando o turismo exclusivo e o bom que os safaris sao tranquilos e de boa qualidade. Botsuana eh considerado um pais rico pela Africa, junto com Africa do Sul e alguns poucos. Dizem que a capital Gaborone eh bem moderna. 

Apos a sua independencia em 1966 ate 1999, Botsuana cresceu em media 9% o PIB ao ano, um excelente crescimento gracas as grandes minas de diamante no pais. 
Aqui realizam-se eleicoes regulares desde a independencia e eh considerado exemplo de estabilidade politica na Africa. Como um dos países que se opuseram ao regime de segregacao racial na Africa do Sul, foi alvo de incursoes do exercito sul-africano. Tinha tudo para dar certo este pais, mas devido a corrupcao e a AIDS Botsuana nao conseguiu ser desenvolvido. Botsuana ficou entre os primeiros paises em numero de pessoas com o virus HIV, batendo em 2002 atingiu 38% dos adultos no pais. O governo comecou a agir distribuindo remedios e fazendo campanha o que esta melhorando a expectativa de vida da populacao que em 1995 era de 65 anos e em 2006 passou para 34 anos colocando Botsuana na pior posicao de expectativa do mundo. 

Em Chobe National Park se ve varios elefantes, hipopotamos, crocodilos e girafas. Outros tipos de animais tambem. 

Botsuana tambem era colonia britanica o que faz a viagem ficar muito facil com toda a populacao falando em ingles. Nem na Alemanha ou Frances voce encontra toda a populacao falando em ingles como aqui e em Zimbabue, eh o primeiro idioma oficial destes paises.




 Elefantes em Chobe National Park
 Hipopotamos

Esta posicao da girafa para beber agua me lembra o longa Madagascar

De noite nao tem nada para fazer em Kasane. Para eu chegar ao meu destino final eu tinha me planejado ir de Kasane para Maun (onde eh base para Okavango delta) e depois para Windhoek na Namibia. Mas a estrada que liga Kasane a Maun (uns 350 km) estava interditada e somente se viaja de 4x4 com muito esforco. Muitos lugares em Botsuana somente se chega de aviao ou 4x4. O frances que estava comigo comprou uma passagem para Maun mas como de la ainda nao era garantido eu chegar na Namibia resolvi ir pela Namibia ate Windhoek. Eu teria que atravessar de kasane a fronteira para Namibia e de Namibia na cidade de Katima Mulilo ha onibus/vans direto para Windhoek num percurso de 16 horas. Eh este caminho que irei fazer, ja que me resta apenas uma semana de viagem na Namibia, mais rapido.

2 comentários: