sábado, 13 de agosto de 2011

Nairobi

  De Arusha visitei Quenia. Terra de safari e dos maratonistas. A historia do Quenia eh bem parecida com a da Tanzania com excecao que por volta de 1860 na divisao das colonias entre os paises europeus a Tanzania ficou com a Alemanha e o Quenia com a Inglaterra. A independencia no Quenia foi mais sangrenta que na Tanzania tambem expulsando todos os brancos dos paises. Ha varias tribos, entre elas os Masais tambem. No museu nacional de Nairobi se encontra um pouco da historia do pais e independencia atraves da revolta dos Mau-Mau em 1963. Gostei da historia sobre a construcao da ferrovia East Africa Railway, igual vemos nos filmes. Varios homens mortos por leao e malaria. Os africanos se negavam a trabalhar para os europeus e os britanicos precisaram chamar 26000 indianos para trabalharem na construcao da ferrovia.

Eu nao tinha planos de visitar o Quenia mas planejando a viagem de Arusha ate Livingstone em Zambia eu levaria, no melhor caso, 4 dias de viagem em onibus de 10 a 17 horas por dia. Como nada na Africa funciona de noite eu chegaria numa cidade, procuraria hotel, acordaria as 5h30 pra poder ir ate o local do onibus e ver se ainda encontrava passagem para o proximo destino. Se tudo desse certo, levaria 4 dias de viagem e um custo quase o preco do aviao. Encontrei passagens por 300 dolares de Dar es Salaam e Nairobi para a Zambia. Escolhi Nairobi por ficar apenas a 5 horas de Arusha e aproveitaria e tentaria conhecer em 2 dias a capital deste pais.

As principais atracoes sao o parque nacional Masai Mara para Safari (continuacao norte do Serengeti, mesmos animais), Monte Quenia (segundo maior pico da Africa depois do kilimanjaro) e a costa linda do oceano Indico (mesmo visual de Zanzibar). Entao acho que a capital ficaria suficiente para mim pois nao queria fazer os mesmos passeios que fiz na Tanzania.

De manha fui ao parque Uhuru e vi varios corredores, como correm rapido estes quenianos! Parece arte. Fui ver o povo jogar rugby na universidade, visitei um shopping, bati perna no centro, etc.

Nairobi eh uma cidade diferente da capital da Tanzania, tem predios e cinemas. Ruas limpas, povo educado e ninguem te incomodando na rua. Sem o caos que havia enfrentado nos ultimos tempos, apenas o transito complicado por ser uma cidade grande.


  Resolvi almocar perto do congresso em Nairobi. Sentei ao lado de um queniano que sabia muito sobre o Brasil. Ele estudou ciencias politicas e decidiu obter mais informacoes sobre o Brasil e aproveitei para saber mais do Quenia. Comecou a contar que no Quenia ainda eh dificil o povo se identificar como Queniano e usam suas origens de diferentes tribos o que faz o pais ter muita divisao de diferentes etnias. Passou pelo processo pos-independencia que os lideres resolveram aproveitar as ajudas financeiras para o bem proprio tendo alguns lideres acumulados ate 8 bilhoes de dolares em bancos no exterior como a Suica. No Quenia o primeiro presidente foi considerado muito bom.
  Desde 2005 alguns paises vem obtendo o perdao da divida externa por parte de mostrarem que o dinheiro nao foi usado para a populacao que herdou a divida e sim por alguns ditadores irresponsaveis que usou o dinheiro contra a propria populacao se armando.
  Falou da fase da guerra fria que EUA e URSS patrocinaram varias vendas de armas para os paises sempre ficarem de um dos dois lados. Descobri que a gerra civil tao longa que matou milhares na Angola foi toda patrocinada pela URSS. Sempre com algum interesse no pais. Armavam os inimigos dos inimigos a qualquer custo, foi isto que os EUA fizeram no Afeganistao e agora os inimigos dos inimigos sao seus maiores inimigos.
  Ele me perguntou muito no Brasil e muita coisa se parecia. Assim como para os indios norte-americanos, aborigenes na Australia, Indios da amazonia no Brasil, Incas e Maias os europeus ha 500 anos atras disse para todos eles quem eles eram, que eram uma sociedade primitiva, rituais pecadores, praticas agricolas primitivas, sistema de governo irrelevante e cultura barbara. O que fez os europeus se acharem no direito de dirigirem estas pessoas.
  A diferenca que para a Africa do Sul, Australia, Brasil ou EUA a independencia veio pela base dos Europeus que moravam nas colonias e resolveram ficar independentes. Ao contrario do Quenia e Tanzania que a independencia foi realizada pelos moradores originais de 500 anos atras, a cultura "barbara" se mistura com os ensinamentos europeus por 500 anos mostrando que eles era inferiores. Um dos trabalhos mais dificil para a Africa, segundo este cientista politico, eh fazer o povo obter uma identidade com o pais no caso do Quenia.
  Bom, acho que falei demais.

  No dia seguinte peguei o aviao de noite direto para Lusaka, capital da Zambia. Por email deixei reservado um albergue e um motorista para me buscar no aeroporto porque andar sozinho na Africa de noite eh bem perigoso.

2 comentários:

  1. Sempre me interessei pela vida do povo africano. Neste relato, você passou historias que eu não conhecia. Foi bom ler o que você escreveu.

    ResponderExcluir
  2. incrivel como vc sempre senta do lado de uma pessoa inteligente para trocar tanta informaçoes...ai esta provado que a gente atrai pessoas como nos e com o mesmo interesse...otimo relato!

    ResponderExcluir